A caminhada para os cães é o exercício físico que mais traz benefícios! Por ser um esforço físico de baixo impacto, preserva as estruturas articulares e ósseas, diminui o estresse que sofre a maioria dos animais que vive em apartamentos pequenos, socializa com relação aos outros animais, estimula o aparelho cardiorespiratório e locomotor, controla o sobrepeso, diminui a sua ansiedade, .............
Sabe-se hoje que as pessoas que possuem animais, especialmente as de terceira idade, beneficiam-se ainda mais da presença de cão em suas vidas.
Assim que as pessoas sentem-se estimuladas a cuidar, limpar, alimentar e também a passear com os cães, criam-se verdadeiras confrarias de encontro e relacionamento mútuo, especialmente em uma cidade como São Paulo cada vez menos humanizada, onde as relações humanas são baseadas apenas em sua superficialidade.
O cão humaniza o Homem!
O que é muito interessante de saber, é que os cães estimulam as pessoas a realizar as caminhadas, pois na medida que o dono vê a necessidade de sair para a rua com o animal, este também passa a se beneficia da atividade física, especialmente as caminhadas, que contribuem muito para a melhora da qualidade de vida das pessoas.
No entanto, para que ambos se beneficiem desta atividade física, é importante que os donos dos animais observem alguns pontos, por exemplo:
1)- Cuidado com o calor, os cães podem, desde apresentar queimaduras em suas patas, quando os mesmos são submetidos a caminhar em asfalto muito quente, como podem sofrer a chamada intermação, quando ocorre um aumento da temperatura corpórea pelo fato do animal estar exposto ao sol ou calor intensos.
2)- Cuidado com a presença de crianças ou idosos no seu caminho, pois podem ocorrer acidentes desagradáveis.
3)- Tenha a certeza que o seu animal está com as vacinas em dia
4)- Procure deixar o animal em jejum alimentar duas horas antes do início da caminhada.
5)- É importante fornecer água frequentemente para o animal e não dê nada para ele comer durante a mesma.
6)- Recolher as fezes do animal com saquinho plástico e descartá-lo nas lixeiras adequadamente.
7)- Utilize-se de produtos preventivos contra pulgas e carrapatos.
8)- Leve-o sempre segurando na guia presa a um peitoral
9)- Cuidado com as mordaças nos animais agressivos, pois elas dificultam a perda de calor do mesmo, que sempre é realizada através da respiração.
10)- Ao término da mesma não dê banho de mangueira no animal,pois frequentemente o corpo está muito quente, mas a água muitas vezes encontra-se fria, levando animal a um choque térmico.
Dr. Marcos Fernandes
Consultor em Homeopatia Veterinária
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário