quarta-feira, 30 de julho de 2008

8 comentários:

Dr. Marcos Fernandes disse...

Caros amigos, colegas, alunos, clientes, ouvintes da Rádio Mundial (95,7 FM e 660 AM), leitores do site Tudo Alpha (www.tudoalpha.com.br) e telespectadores do programa Vida Plena da Boa Vontade TV (SKY, canal 27) é com grande prazer que inauguro hoje, dia 01/08/2008 meu Blog!
Será através dele que vocês terão acesso a minha agenda semanal de compromissos, palestras, textos atualizados, novidades, comentários.....
Por coincidência hoje faz 15 anos que montei meu primeiro consultório (rua do Orfanato-Vila Prudente) e aqui permaneço até hoje.
Dedico este Bolg a minha linda esposa Valéria, que tanto me apóia na vida pessoal e profissional e ao meu filho querido Gabriel.
Um grande abraços a todos!
Dr. Marcos Fernandes

Dr. Marcos Fernandes disse...

Este Blog tem a intenção principal de divulgar o trabalho do médico veterinário homeopata e comunicador de Rádio Marcos Fernandes. Nele você encontrará comentários, obterá informações atualizadas sobre a medicina veterinária, a homeopatia e aos temas desenvolvidos no Programa Vida Animal da Rádio Mundial, além da divulgação semanal da sua agenda.

Dr. Marcos Fernandes disse...

TAMANHO NÃO É DOCUMENTO



Nem Pit Bull e nem Rottweiler, o cão mais feroz, é o Dachshund!
É isto mesmo que você leu!
Segundo pesquisa publicada por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos, as raças mais agressivas são: o Dachushund, conhecido como cão salsicha ou Tekel e o Chiwawa.
Diferentemente de outras pesquisas, que faziam o levantamento de dados através de prontuários de pacientes atendidos em pronto-socorros de hospitais, por conta do ataques de cães, este trabalho foi realizada através de aplicação de questionários aos proprietários dos mesmos.
No caso do cão salsicha, um em cada 5 cães desta raça, já tentou atacar pessoas estranhas e um em cada 12 cães já avançou em seus próprios donos. A pesquisa mostrou que os menos agressivos são: labrador, Bernesse, Golden retriever, São bernardo, e os Greyhounds.
Já as raças conhecidas, até então como maus, como o Pit Bull ou Rottweiler, apresentam média de agressividade considerada normal. O que acontece, é a força do impacto da mordida destes animais que chega a ser simplesmente destruidora. No caso do Pit Bull especificamente, está em sexto lugar no ranking apenas porque ele apresentou alta taxa de ataques contra outros animais. No caso dos ataques com humanos, apenas 6,8%, em contra partida os Dachshund apresentaram 20,6%.
O levantamento foi realizado em 6.000 donos de animais, abordando 30 raças de cães e será publicado em breve na “Applied Animal Behavior Science”, respeitada publicação na área.
E qual é a explicação da agressividade destas raças?
Em parte deve existir um forte componente genético que predispõe a este comportamento. No entanto, tudo indica que deve também estar relacionada ao medo, haja vista que no caso do Chiwawa, tudo é muito gigante para ele, logo a agressividade poderá ser apenas uma forma de defesa e o que coopera com este tipo de comportamento, é a indulgência dos donos para com estes animais. A tolerância acaba sendo muito maior, o que agravaria o comportamento agressivo.

Valeria Bonimani disse...

Querido Marcos , parabens por seu blog e pela iniciativa de colocar a disposição de todos mais um meio de encotrar informações e conhecimento sobre nossos animais.
Minha admiração por seu trabalho e pelo belo ser humano que você é .
Sempre juntos !
Valéria e Gabriel

Dr. Marcos Fernandes disse...

Convite a todos!
No último domingo do mês de agosto (31/8), a equipe de voluntários da ONG Instituto Ortopedia & Saúde realizará mais uma edição do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, no Parque Trianon. A ação social oferecerá orientação sobre como transformar a caminhada em aliada da qualidade de vida, especialmente na terceira idade, além de realizar uma série de exames gratuitos de densitometria óssea de calcanhar, baropodometria, medição de pressão arterial, glicemia, colesterol e avaliação postural.
Além disto teremos uma caminhada com os cães e a presença do médico veterinário Dr. Marcos Fernandes, que fará uma breve exposição da importância da caminhada para os cães também.

Confira a agenda:
8 horas: Distribuição de senhas para os exames (número limitado)
9 horas: Início dos exames
10 horas: Palestras com especialistas das áreas médica, veterinária e de educação física
10h30: Alongamento
10h45: Início da caminhada no Parque Trianon
11h20: Alongamento pós-caminhada
As informações podem ser obtidas no local ou no Instituto Ortopedia & Saúde pelo telefone (11) 3289-8000 .

Até lá!

Elizangela disse...

Parabéns pelo blog Dr.
Em todas as profissoes precisamos de pessoas como voce, que estao na profissao por amor e não se incomodam de transmitir o conhecimento adquirido.

Elizangela

Elizangela disse...

Ola Dr, td bem?
Teria algum local para indicar onde se disponibilizam caes para adocao e garantam a esterilizacao do animal gratuitamente?
grata,
Elizangela

Elizangela disse...

Aproveitando....
Gostaria de que se possivel o Dr, fizesse um breve relato dos alimentos que devemos evitar dar aos animais.. alem claro dos industrializados.
Por ex: minha cachorra ama tomate, mas nao sei se é bom para ela.
grata,