terça-feira, 31 de maio de 2011

Castrar ou não castrar o seu animal? Programa Manhã Maior da Rede TV

Dia 17/05/2011, foi abordado um tema que considero umas das maiores polêmicas da medicina veterinária nos dias de hoje, que é castração de animais (cães e gatos).
Quais as vantagens?
Quais as desvantagens?
Há riscos?
Quais?
O procedimento previne doenças?
A castração pré-dispõe a doenças?
Qual é a idade correta?
Estas e outras perguntas são respondidas na excelente matéria realizada pela produção do Programa Manhã Maior da Rede TV.
Acesse o link abaixo para vê-la na íntegra!!!
abs

2 comentários:

Margarida Áurea disse...

Dr. Marcos: Meu cachorro, Bruce, foi castrado mais ou menos com 4 anos. Hoje ele tem 6 anos. Ele é mestiço: Lavrador com Pit Bull. Antes, era ativo demais, pulava nas pessoas, apesar de ser adestrado.Era um caso sério. Castrei: ele melhorou 100%, mas e n g o r d o u u u u u!!!! Agora só dorme ... De dia no sofá e à noite comigo numa cama de casal. Não ria! Ele, em pé tem a minha altura, 1,58m. Ele anda + ou - 15 m por dia, com meu filho. Não posso andar com ele porque quebrei a patela em fevereiro e o médico ainda não me liberou e eu tenho 63 anos ... O que fazer?

Dr. Marcos Fernandes disse...

Olá Margarida, obrigado pelo seu comentário.
Bom, infelizmente não há o que fazer, pois a obesidade do seu animal está relacionada a uma questão hormonal que não têm como suplementar de forma segura.
O que pode ser feito agora é controlá-la para que a situação não fique pior, engordando ainda mais, através de uma dieta com baixa caloria e exercícios físicos, mas lembre-se é apenas um controle, pois este sobrepeso ele não perde mais.
Esta é a minha crítica maior com relação as castrações sem uma real necessidade (sem ser para controle de natalidade) pois veja agora a situação do animal e as doenças que podem pré-dispor a partir de uma situação de obesidade mórbida.
Que qualidade de vida este animal têm hoje?
Antes, muito sapeca, muita energia (muita vida) que talvez para controlá-la poderia se utilizar de passeios diarios, exercícios físicos, esporte........
Margarida obrigado pelo comentário, pois me deu a oportunidade de espor a minha opinião sobre este assunto tão discutido.
abs